Informações suplementares sobre o Projeto WEBBEE

WebBee - a platform for a Brazilian network on bees, Antonio Mauro Saraiva, Vera L. Imperatriz Fonseca - apresentação em Power Point para o Inter-American Workshop on Environmental Data Access promovido pelo CRIA.

O Brasil é rico em espécies de abelhas sem ferrão (Meliponini), abelhas sociais nativas que habitam todo o território nacional com grande importância ecológica e econômica. A importância ecológica decorre da atuação como agentes polinizadores, tanto em áreas naturais, contribuindo para a manutenção dos ambientes naturais, como em culturas agrícolas. O uso e conservação de abelhas como polinizadores de importância agrícola foi considerado prioritário pela Convenção da Biodiversidade, que, na COP5 (Nairobi, maio de 2000), aprovou a Declaração de S. Paulo (http://www.bdt.org.br), que identificou o problema das conseqüências do declínio dos polinizadores e do impacto que teria nos 65 bilhões de dólares por ano, estimativa do valor do trabalho das abelhas na agricultura. Por outro lado a criação de abelhas pode ser considerada como uma atividade de desenvolvimento sustentado (Cortopassi-Laurino et al., 2001), e ela também tem se desenvolvido visando suprir a polinização dentro de estufas, a exemplo do que ocorre em companhias de biotecnologia de outros países. (Malagodi-Braga et al. 2000).

Os apicultores brasileiros têm manifestado interesse pela criação de abelhas sem ferrão. Nas reuniões e nos congressos há uma interação entre apicultores e pesquisadores, iniciada e intensificada após a introdução da abelha africana no Brasil. As técnicas de manejo desta abelha, hoje aplicadas com grande sucesso, foram aprimoradas nesta interação. A partir da década de 70 o Laboratório de Abelhas do Instituto de Biociências da USP iniciou a divulgação da biologia dos meliponíneos (abelhas sem ferrão) nessas reuniões, assim como da importância de um trabalho conjunto entre pesquisadores e comunidade (Imperatriz-Fonseca, 2000), com excelentes resultados.

Todavia ainda é baixa a disponibilidade de informações em português sobre o assunto. Há cerca de 2 anos uma lista eletrônica de discussão sobre abelhas (http://www.bdt.org.br/listas/beebr) foi formada. Dela participam cientistas, leigos, apicultores, meliponicultores. A dinâmica da lista é muito interessante. Alguns interessados lideram as respostas a todas as perguntas, algumas delas corretas e outras absolutamente fantasiosas. A maior importância desta lista é a identificação dos assuntos que necessitam de esclarecimentos. Naturalmente não é possível para os cientistas responder a todas as perguntas, uma vez que várias delas são diariamente formuladas, mas há necessidade de se disponibilizar as informações corretas aos interessados. A maioria dos participantes busca informações sobre os meliponíneos, as quais vão desde a identificação da espécie encontrada numa localidade, até dados sobre a biologia e forma de criação. O Laboratório de Abelhas, preocupado com esta situação, vem trabalhando na confecção de webpages para suprir algumas destas solicitações, como um serviço de identificação em http://www.ib.usp.br/beetaxon, e outras informações em http://www.ib.usp.br/beelife, http://www.ib.usp.br/beeplant, e http://www.ib.usp.br/jandaira, encontrando dificuldades técnicas para elaboração destas páginas, principalmente relacionadas com o uso integrado de várias mídias. Iniciou-se então uma cooperação com o Laboratório de Automação Agrícola da Escola Politécnica da USP, e, como resultado, foi proposto o desenvolvimento de um sistema de informações, denominado WebBee (Cunha 2001; Cunha et al., 2001a, Cunha et al., 2001b), com o objetivo de organizar as informações e o conhecimento gerados nas pesquisas sobre os meliponíneos, e facilitar o acesso remoto a esses conteúdos, contribuindo para a sua difusão e estimulando o trabalho e a pesquisa cooperativos.

O público alvo para este sistema é enorme, constituindo-se por pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação nas áreas de biologia, ecologia e agronomia; alunos e professores de ensino básico em geral, criadores e produtores agrícolas. Para boa parte desse público, a carência de informações sobre esse tema em português na web é uma dificuldade que o WebBee vem solucionar. O sistema é o primeiro banco de dados sobre Meliponíneos na Web, integrando informações em textos, imagens, e vídeo além de disponibilizar dados em tempo real sobre colônias de abelhas do biotério na USP monitoradas por sistemas de instrumentação especialmente desenvolvidos para esse fim. Como as páginas web são geradas dinamicamente a partir do banco de dados, a publicação das informações pelos pesquisadores depende apenas da atualização do banco.
Um protótipo do software está em fase de teste. Após o desenvolvimento pretende-se disponibiliza-lo para uma rede de grupos de pesquisa do Brasil, de modo a cobrir um grande número de espécies.