FAMÍLIA ANTHOPHORIDAE


Exomalopsis Tetrapedia
Xylocopa - macho Xylocopa - fêmea

 

A família Anthophoridae é extremamente diversificada. Geralmente são solitárias, mas muitas espécies vivem em agregação, construindo ninhos próximos uma das outras. Entre os Anthophorideos estão os:

Centridini. Grupo de abelhas coletoras de óleo. Centris e Epicharis são abundantes nos trópicos úmidos, no entanto, Centris estende-se ao sul até regiões temperadas da América do Sul. Segundo SILVEIRA & CAMPOS (1995), 36 espécies de Centris ocorrem no Cerrado de Minas Gerais.

Eucerini.Algumas espécies de Eucerini, como por exemplo: Gaesischia fulgurans, Melissodes nigroaenea, Melissoptila bonaerensis, Thygater analis e T. chaetaspis são bastantes comuns no sul e sudeste do Brasil.

Exomalopsini. É um grupo bastante diversificado. Muitos gêneros e subgêneros são restritos a regiões temperadas da América do Sul, onde encontram-se muitas espécies endêmicas. Dentro da tribo Exomalopsini, temos outras abelhas coletoras de óleo, por exemplo: Paratetrapedia, Monoeca, Lanthanomelissa e Tapinotaspis. Espécies de Paratetrapedia (Lophopedia) são numerosas na Mata Atlântica da região sul e sudeste.

Emphorini. Tribo de abelhas exclusiva do continente americano. Ocorrem em áreas abertas e nas terras baixas.Espécies mais comuns e de ampla distribuição: Melitoma segmentaria, Ptilothrix relata e Ancyloscelis apiformis.

Xylocopini. Esta tribo inclui as abelhas carpinteiras do gênero Xylocopa que fazem ninhos em madeira. Popularmente também conhecidas como mamangavas, são boas polinizadoras das flores de maracujá.

Parasitas. Há uma grande diversidade de abelhas parasitas entre os Anthophoridade, com diferentes estratégias de parasitismo.