FAMÍLIA APIDAE


Euglossa Melipona Bombus

 

Com seus hábitos generalistas e sua condição social, a família Apidae apresenta o maior número de indivíduos. Esta família possui alta diversidade em zonas quentes de baixas latitudes (trópicos úmidos) e há uma clara redução dos seus representantes de norte para sul. Na Mata Atlântica em São Paulo foram encontradas 40 espécies. Entre os representantes da família Apidae estão os Meliponinae, os Bombinae e Euglossinae.

Os Euglossinae estão mais ligadas a áreas de mata e o número de espécies da região sudeste para o sul diminui drasticamente. Machos de Euglossini visitam orquídeas para coleta de fragrância.

O gênero Bombus da subfamília Bombinae é mais diversificado no hemisfério norte, porém algumas espécies são bastante freqüentes  no Brasil: B. morio, B. atratus e B. brasiliensis. Também são conhecidas como mamangavas, as abelhas do gênero Bombus fazem ninhos no chão.

Os Meliponineos são abelhas eusociais sem ferrão com distribuição principalmente tropical. Segundo Moure há 2 grupos principais de abelhas sem ferrão: os Meliponini e os Trigonini.

MELIPONINI

Vista dorsal Asa posterior e hâmulos em detalhe corbícula

TRIGONINI


Vista dorsal Asa posterior e hâmulos em detalhe corbícula