INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los

1. RELAÇÕES ENTRE FLORES E INSETOS

B. COMO O P?EN ?CARREGADO?

Talvez voc?j?tenha visto beija-flores ou mesmo abelhas e borboletas voando entre as flores, atra?os pela sua cor e cheiro. Estes animais procuram o n?tar e o p?en como fonte de alimento (a?car e prote?as).

O n?tar, secretado por gl?dulas (nect?ios) que est? localizadas nas flores, ?uma subst?cia composta de ?ua, a?cares, compostos nitrogenados, minerais, ?idos org?icos, vitaminas e subst?cias arom?icas. Quando um p?saro ou um inseto alcan? o interior da flor ?procura deste material, ele fica com gr?s de p?en presos na cobertura do corpo (penas ou pelos). Ao se deslocar para a pr?ima flor, alguns gr?s de p?en ficam aderidos ao estigma, ocorrendo o processo chamado poliniza?o. Um tubo fino come? ent? a crescer para baixo atrav? do pistilo, a partir de cada gr? de p?en, at?o ov?io. O conte?do do p?en passa atrav? deste tubo at?o ?ulo, dando in?io a forma?o de uma semente.

As cores e o perfume s? assim ?teis ?planta pois atraem os animais que transportar? os grãos de p?en de flor para flor, sem os quais, muitas plantas n? poderiam produzir sementes.

próximo tópico