INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los
1. Relação entre flores e insetos
2. Classificação dos insetos
3. Abelha social /abelha solitária
4. Abelha ou vespa? Como distingui-las?

5. Montagem e observação dos insetos
6. Observando os insetos nas flores
7. Atividades que podem ser desenvolvidas
8. Leituras recomendadas e sites de interesse

5. MONTAGEM E CONSERVA?O DOS INSETOS

Uma amostra dos insetos observados nas flores pode ser coletada e mantida em caixas especiais para os insetos formando um insetário. Este insetário irá ajuda-lo pois ficará como referência para suas outras atividades de campo. M?odos de coleta, montagem, etiquetagem e acondicionamento s? dados a seguir.


Como espetar?

Os insetos podem ser montados de diferentes maneiras. Uma vez prontos, eles podem ser guardados por muito tempo. O mais comum é espetarmos os insetos com alfinetes especiais, chamados de entomológicos, que são numerados segundo sua espessura (000, 00, 0, 1, 2, 3). Os animais devem ser espetados em uma altura uni forme no alfinete e para isto deve-se usar um bloco de alfinetar. O alfinete ?colocado verticalmente atrav? do corpo, no t?ax. Muitas vezes n? ?poss?el montar os insetos assim que chegamos da coleta; os animais acabam secando e para serem montados dever? ser "amolecidos" em uma c?ara ?mida (vidro bem fechado contendo um chuma? de algod? umedecido).

Figura 24a - Bloco de madeira com tr? orif?ios de diferentes profundidades, que serve para uniformizar a altura dos insetos e das etiquetas no alfinete. Figura 24b - Apoiar o inseto no orif?io 1. Figura 24c - Espetar o inseto com o alfinete, atrav? do t?ax.


Figura 25 - Ajeitar as patas do inseto com aux?io de outros alfinetes, no bloco de isopor. Deixar secar. (Lembre-se que o animal se tornar?quebradi? depois de seco, de modo que n? poderemos mais modificar sua posi?o.) Figura 26 - Os animais muito pequenos para serem espetados podem ser colados, com uma gotinha de cola no ?ice de pequenos tri?gulos de cartolina, ou na ponta de pequenos alfinetes, que ser? fixados em bloquinhos de corti? ou isopor.

próximo tópico