INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los
1. Relação entre flores e insetos
2. Classificação dos insetos
3. Abelha social /abelha solitária
4. Abelha ou vespa? Como distingui-las?

5. Montagem e observação dos insetos
6. Observando os insetos nas flores
7. Atividades que podem ser desenvolvidas
8. Leituras recomendadas e sites de interesse

5. MONTAGEM E CONSERVA?O DOS INSETOS

Uma amostra dos insetos observados nas flores pode ser coletada e mantida em caixas especiais para os insetos formando um insetário. Este insetário irá ajuda-lo pois ficará como referência para suas outras atividades de campo. M?odos de coleta, montagem, etiquetagem e acondicionamento s? dados a seguir.


Como etiquetar?

A coloca?o de etiqueta ?importante; dados sobre a data, o local de coleta, o nome do coletor, bem como informa?es sobre o habitat ou a planta onde o inseto foi coletado, s? indispens?eis. Para isto s? necess?ias etiquetas. Assim como os insetos, elas dever? estar ?uma mesma altura no alfinete. Para fazer etiquetas basta recortar ret?gulos de 0,6 x 1,8 cm, de papel branco e duro. Os dados nas etiquetas são escritos com tinta permanente (tipo nanquim).


Figura 28a - Preencher a primeira etiqueta colocando dados sobre a data, local onde foi feita a coleta e o nome do coletor. Figura 28b - Colocar a etiqueta sobre o orif?io 1 (mais largo) e espetar.
Figura 29a - Na segunda etiqueta dever? constar dados como nome cient?ico e vulgar do inseto e o nome da pessoa que o identificou. Figura 29b - Esta etiqueta dever?ser espetada no orif?io 3 (mais curto) do bloco.

próximo tópico