home

Métodos de Pesquisa

A descrição dos métodos de pesquisa empregados pelo Laboratório de Abelhas da Universidade de São Paulo tem como objetivo fornecer informações rápidas e práticas de como conduzir experimentos comuns à rotina do Laboratório e também, auxiliar no estabelecimento de uma metodologia padrão desenvolvida para as espécies de abelhas e para a flora brasileiras.

Índice geral

- Item 01 -
Análise dos produtos elaborados por abelhas sociais

Objetivos : Identificar as plantas apícolas e os méis regionais. Sugerir sistemas de processamento, manejo e comercialização de méis, fornecendo subsídios para o plantio de flora apícola, previsão de safras e exploração sustentada de espécies vegetais apícolas.
Métodos

- Item 02 -
Divisão de recursos, preferências forais, atividade externa e estudos de comunidades de abelhas sociais
Objetivos : Análise de mecanismos que permitem coexistência, através de levantamentos da diversidade de espécies nas comunidades, estudos da influência de fatores abióticos sobre a atividade de vôo e de uso e divisão de recursos florais.
Métodos

- Item 03 -
Ecoetologia de insetos sociais
Objetivos: Determinar os mecanismos que atuam no desenvolvimento e manutenção da estrutura das sociedades de abelhas e sua influência na dinâmica dessas populações.
Métodos

- Item 04 -
Manejo básico das colônias em laboratório
Objetivos: Transferência e manutenção de colônias em laboratório. Como solucionar problemas com manutenção de temperatura da colmeia, ataque de parasitas, entre outros métodos.
Métodos


Créditos