home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 02 -
DIVISÃO DE RECURSOS, PREFERÊNCIAS FLORAIS, ATIVIDADE EXTERNA E ESTUDOS DE COMUNIDADES DE ABELHAS SOCIAIS

MÉTODOS

1) Levantamento de ninhos de abelhas presentes na região de estudo.

2) Observação, coleta e identificação de espécimes de abelhas em uma determinada área - identificação e coleta dos espécimes vegetais visitados.

3) Identificação e quantificação de uso de fontes de pólen e néctar a partir da análise polínica de alimento estocado nas colônias.

4) Levantamento de abelhas solitárias

5) Caracterização da atividade de vôo pela contagem de indivíduos na entrada das colméias e medições das variáveis abióticas (temperatura, umidade relativa, intensidade luminosa, velocidade do vento).

4) Levantamento de abelhas solitárias

- Classificação das abelhas brasileiras

- Informações sobre abelhas solitárias

As técnicas a serem empregadas dependem da espécie ou espécies que se pretende capturar. A idéia geral é colocar na região de estudo caixas-iscas ou armadilhas construídas de forma adequada a atrair a espécie em questão e além disso, usar também substâncias atrativas, geralmente odoríferas (Morato e Campos, 2000).

Referência

MORATO EF & CAMPOS LAO. 2000. Efeitos da fragmentação florestal sobre vespas e abelhas solitárias em uma área da Amazônia Central. Rev. Bras. Zool. 17:429-44.

VIANA, B.F.; SILVA, F.O. & KLEINERT, A.M.P. 2001. Diversidade e sazonalidade de abelhas solitárias (Hymenoptera: Apoidea) em dunas litorâneas no Nordeste do Brasil. Neotropical Entomology. v.30, n.2, p.245 - 251, 2001.