home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 02 -
DIVISÃO DE RECURSOS, PREFERÊNCIAS FLORAIS, ATIVIDADE EXTERNA E ESTUDOS DE COMUNIDADES DE ABELHAS SOCIAIS

MÉTODOS

1) Levantamento de ninhos de abelhas presentes na região de estudo.

2) Observação, coleta e identificação de espécimes de abelhas em uma determinada área - identificação e coleta dos espécimes vegetais visitados.

3) Identificação e quantificação de uso de fontes de pólen e néctar a partir da análise polínica de alimento estocado nas colônias.

4) Levantamento de abelhas solitárias

5) Caracterização da atividade de vôo pela contagem de indivíduos na entrada das colméias e medições das variáveis abióticas (temperatura, umidade relativa, intensidade luminosa, velocidade do vento).

5) Caracterização da atividade de vôo pela contagem de indivíduos na entrada das colméias e medições das variáveis abióticas (temperatura, umidade relativa, intensidade luminosa, velocidade do vento, precipitação pluviométrica).

Para se caracterizar a atividade externa das abelhas pode-se utilizar a seguinte metodologia. Com o auxílio de um contador manual, o pesquisador pode colocar-se lateralmente à entrada da colméia (30cm de distância) e contar o número de indivíduos que entram e saem da colméia por um período determinado de tempo. Dependendo dos resultados que ele quer obter, é interessante que ele repita o procedimento ao longo de todo o dia, por exemplo, a cada hora ele permanece durante 5 minutos fazendo as contagens (Oliveira 1973). Dessa forma será possível estimar as possíveis variações na atividade externa que ocorrem ao longo do dia. Se for importante para a pesquisa, podem ser registrados também, quantos indivíduos entram com pelotas de pólen ou com resina ou com barro (quando for o caso). Da mesma forma, pode-se contar quantos indivíduos saem carregando detrito.

As variáveis abióticas devem ser anotadas a cada observação. Dessa forma, o pesquisador poderá estimar quais são as condições mais favoráveis para as diferentes atividades das abelhas e como elas variam ao longo do dia ou das estações do ano.

Caso seja possível, os laboratórios (ou o centro de pesquisa) podem ser equipados com sistemas que visam a aquisição de dados de variáveis climáticas e de atividade de vôo de abelhas sem ferrão. Sua finalidade é monitorar as colmeias de abelhas, medindo a temperatura e a umidade relativa do ar dentro da colônia, e também o número de abelhas que entram e que saem da colmeia. Envolve ainda a interligação deste sistema com um servidor Web, que permite a disponibilização desses dados via Internet para grupos de pesquisa do Brasil e do Exterior (Cunha et al, Moreiras et al 2003 e Rodrigues & Saraiva).

Referência

CUNHA RS; SARAIVA AM; CUGNASCA CE; HIRAKAWA AR; IMPERATRIZ-FONSECA VL & HILÁRIO SD. An Internet-Based Monitoring System For Behaviour Studies Of Stingless Bees.

HILÁRIO SD; IMPERATRIZ-FONSECA, V.L. & KLEINERT AMP. 2001. Responses to climatic factors by foragers of Plebeia pugnax Moure (in litt.) (Apidae, Meliponinae). Rev. Bras. Biol. , v.61, n.2, p.191-6.

HILARIO SD; IMPERATRIZ-FONSECA, V.L.; KLEINERT AMP. 2000. Flight activity and colony strength in the stingless bee Melipona bicolor bicolor (Apidae, Meliponinae). Revista Brasileira de Biologia, v.60, n.2, p.299-306.

MOREIRAS, AM; CUGNASCA, CE &; SARAIVA, AM. 2003. A hybrid CAN-TCP/IP data-acquisition network for research on stingless bees. EFITA 2003 Conference

OLIVEIRA MAC. 1973. Um método para a avaliação das atividades de vôo de Plebeia saiqui. Bol. Zool. e Biol. Mar. v.30, p.625-31.

RODRIGUES RC & SARAIVA AM. Um Sistema de Monitoração Aplicado ao Estudo de Termorregulação em Meliponíneos.