home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 04 -
Manejo básico das colônias em laboratório

MÉTODOS

1) Transferência de ninhos

2) Alimentação artificial

3) Detectando e eliminando parasitas

4) Preparo de material para coleção

 

2) Alimentação artificial

Uma ou duas vezes por semana, oferecer alimento artificial às colônias mantidas na área de estudo. A alimentação artificial consiste em xarope e em pólen.

A preparação do xarope consiste em juntar água fervente e mel de Apis mellifera (eucalipto, laranjeira, flores do campo, etc.) ou açúcar (refinado, cristal, mascavo). A quantidade de água e de mel depende das condições ambientais nas quais a colônia está submetida. Assim, se o ambiente estiver muito seco, o xarope precisa estar mais diluído (75% de água para 25% de mel). Caso esteja muito úmido, o xarope deve ser mais concentrado (50% de água para 50% de mel). O mesmo é aplicado, caso haja a preferência da substituição do mel pelo açúcar. Misturar com uma colher até que a mistura se torne homogênea e esperar esfriar a temperatura ambiente.

Há diferentes formas de oferecer o xarope à colônia. A primeira consiste em despejar a mistura em um copinho de café descartável cheio de algodão (ou algum outro material) para que as abelhas não se afoguem. A segunda maneira consiste em colocar o xarope em um tubo de ensaio e inserir um chumaço de algodão na sua abertura de forma que o xarope não vaze e que o algodão permaneça umedecido para que as abelhas possam se alimentar.

Para oferecer fonte protéica à colônia, prefira utilizar pólen fresco (de bracatinga, de eucalipto, etc.). Primeiro, corta-se um copinho descartável de café pela metade. Depois coloque o pólen nesse recipiente com um pouco de mel. Esta mistura deve ficar pastosa (não líquida).