home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 04 -
Manejo básico das colônias em laboratório

MÉTODOS

1) Transferência de ninhos

2) Alimentação artificial

3) Detectando e eliminando parasitas

4) Preparo de material para coleção

 

4) Preparo de material para coleção

A coleta dos animais deve ser feita com auxílio de uma rede entomológica. A rede deve ser passada de tal forma a "varrer" a área acima das flores. Depois, deve-se dobrar a rede sobre si mesma mantendo o inseto no fundo. O inseto deve ser retirado da rede com o auxílio de um vidro, tomando cuidado para não danificá-lo. No fundo do vidro pode ser colocado um chumaço de algodão ou papel absorvente embebido com acetato de etila, para que o inseto seja morto. Outra opção é colocá-lo no congelador e aguardar alguns minutos.

Muitas vezes não é possível montar os insetos assim que chegamos da coleta. Se os animais ficarem muito secos, se tornarão quebradiços, de modo que não poderemos mais modificar sua posição. Nesse caso, eles deverão ser "amolecidos" em uma câmara úmida (vidro bem fechado contendo um chumaço de algodão umedecido com água) .

Os insetos podem ser montados de diferentes maneiras. O mais comum é espetarmos os insetos com alfinetes especiais, chamados de entomológicos, que são numerados segundo sua espessura (000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5). Os animais devem ser espetados em uma altura uniforme no alfinete e para isto deve-se usar um bloco de alfinetar, que consiste em um bloco de madeira com três orifícios de diferentes profundidades, que serve para uniformizar a altura dos insetos e das etiquetas no alfinete.

O alfinete é colocado verticalmente através do corpo, no tórax. Depois, o alfinete pode ser colocado em uma placa de isopor. Ajeitar as pernas e asas do inseto com auxílio de outros alfinetes e pinça. Os animais muito pequenos (como jataí e mirins) para serem espetados podem ser colados. Coloca-se uma gotinha de cola no ápice de pequenos triângulos de cartolina, ou na ponta de pequenos alfinetes, que serão fixados em bloquinhos de cortiça ou isopor. Os insetos devem ser colados na lateral de seu corpo, na altura do tórax.

O inseto deve ser colocado então em estufa em 40-60oC por 3 dias.

A colocação de etiqueta é importante. Dados sobre a data, o local de coleta, o nome do coletor, bem como informações sobre o hábitat ou a planta e o horário em que o inseto foi coletado, são indispensáveis. Assim como os insetos, as etiquetas deverão estar à uma mesma altura no alfinete e podem ser colocadas nele, com o auxílio do mesmo bloquinho de madeira. Para fazer etiquetas basta recortar retângulos de 0,6 x 1,8 cm, de papel branco e duro. Os dados nas etiquetas são escritos com tinta permanente (tipo nanquim). Ou então, pode-se fazer as etiquetas em computador. Se sua identificação for conhecida, esta deverá ser colocada na mesma etiqueta ou em uma segunda etiqueta que ficará por baixo da outra. Caso contrário, o inseto estará pronto para ser enviado a um especialista para ser identificado.

Os insetos podem ser guardados, formando uma pequena coleção, em caixas com fundo de isopor, cortiça ou material plástico que permitam a fixação dos alfinetes. Os insetos podem ser dispostos segundo a ordem a que pertencem ou agrupados de acordo com a planta onde foram coletados.

As caixas com insetos podem ser colocadas dentro de uma gaveta de madeira, com tampa de vidro. Em um dos cantos da gaveta devem ser colocadas algumas caixas com flocos de naftalina e outrras com sílica gel, para impedir o crescimento de fungos, a presença de pequenos insetos e a umidade.

Uma vez pronta, a gaveta deverá ser mantida em um armário escuro, arejado e seco. Preferencialmente, esses armários devem ser mantidos em salas com temperatura e umidade controladas. Deste modo você terá uma coleção que poderá ser mantida por muito tempo.

Para maiores detalhes