Leafcutter and Mason Bees:
a Biological Catalogue of the Genus Megachile of the Neotropics

Anthony Raw

publications

Anthony Raw - Biografia resumida

Nasceu em Middlesbrough na Inglaterra em 25 de setembro de 1941. Tem um filho. Estudou biologia e geografia na University of Newcastle upon Tyne (1963-66). Trabalhou três anos na Rothamsted Experimental Station no sul da Inglaterra (1966-70). Passou seis anos na Jamaica (1970-76) onde fez o doutorado sobre uma comparação da ecologia das abelhas da região temperada e tropical na University of the West Indies. Durante este período, foi contratado pelo Governo Jamaicano para investigar a produção de mel e as necessidades de polinização do café e do coco-da-bahia.

Em 1976 Dr. Raw e dois colegas foram convidados para iniciar um dos primeiros cursos de mestrado em ecologia do Brasil, na Universidade de Brasília. Lecionou ecologia e taxonomia nos cursos de graduação e de pós-graduaçâo. Orientou teses de mestrado e de doutorado.

Também, foi consultor do Governo Brasileiro (FINEP, SUDECO, IBAMA, CAPES e MMA) e embaixadas do Canadá, Grã Bretanha e Suíça em vários tópicos nas áreas de ecologia e de meio-ambiente.

Logo após chegar no Brasil, estava interessado na Mata Atlântica e visitou a CEPLAC em 1978 (http://www.botanypages.org/mori/lecythidaceae/brazilnut_presentation/presentation_slide_16.htm). Passou dois anos (1984-1987) na Universidade Federal da Bahia em Salvador.

Dr. Raw gosta de aderir à tradição britânica em que os professores de experiência mais ampla deveriam oferecer as disciplinas básicas e introdutórias como ecologia geral e ciência do ambiente (Raw, A. 2001. Ecologia: ontem, hoje e amanha. Humanidades, Universidade de Brasília, #48: 54-74) e sistemática biológica básica (http://cienciahoje.uol.com.br/materia/resources/files/chmais/pass/ch190/ensaio.pdf).

Em 1997 foi convidado por Dr. Bráulio Dias, chefe da Coordenação Geral de Diversidade Biológica do MMA, para ajudar na organização de um encontro em outubro de 1998 em São Paulo sobre o papel das abelhas silvestres na agricultura, as ameaças que elas sofrem e suas conseqüências para humanidade. O encontro foi um grande sucesso e gerou a International Pollinators Initiative que foi adotada pela FAO.

Entre as outras atividades não acadêmicas, entre 1997 a 1999 Dr. Raw foi Presidente do Brasília Cricket Club.

Após vinte anos na UnB, em 1998 mudou para a Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus - BA para elaborar pesquisas na Mata Atlântica.

Por causa das conseqüências dos acidentes de destino, Dr. Raw especializou-se em dois grupos de organismos que são as abelhas solitárias e as vespas sociais.

Ele selecionou as abelhas solitárias por causa da sua importância ecológica e também devido às questões taxonômicas que ainda possuem. Publicou artigos sobre vários aspectos da ecologia e comportamento das abelhas silvestres e atualmente está dedicando seu tempo nos estudos sobre a classificação do gênero Megachile da região neotropical.

O interesse nas vespas sociais foi estimulado pelo Professor O. W. Richards que era o orientador do Dr. Raw na Inglaterra. A maioria dos pesquisadores que estudam estas vespas estão interessados no seu comportamento social. Porém, tanto como as abelhas, Dr. Raw está interessado na importância ecológica, a zoogeografia e as questões taxonômicas envolvidas neste grupo.