ORQUÍDEAS BRASILEIRAS E ABELHAS
Texto e fotos: Rodrigo B. Singer
Agradecimentos a Rosana Farias-Singe
r

ORQUÍDEAS: DIVERSIDADE E MORFOLOGIA GERAL

As orquídeas (família Orchidaceae) constituem um dos maiores (ca. 19.500 spp.) e mais diversos agrupamentos de angiospermas. Hoje são aceitas cinco subfamílias dentro de Orchidaceae (Cameron et al. 1999, Judd et al. 1999) (Figura 1). Como um todo, a família Orchidaceae é notável pela sua diversificada morfologia floral e vegetativa. No entanto, o estereótipo (flores grandes e muito ornamentais, presença de “pseudobulbos”, etc.) que a maioria das pessoas têm em relação à Orchidaceae diz respeito apenas a caracteres morfológicos próprios de uma das cinco subfamílias (Epidendroideae). No entanto, há caracteres comuns a todas as orquídeas: o ovário é ínfero, sincárpico (carpelos fusionados). O perianto consta de dois verticilos trímeros (3 sépalas e 3 pétalas) (Figura 2), sendo que a pétala mediana com freqüência é maior e apresenta glândulas (nectários, glândulas de óleo, osmóforos, etc.) ou ornamentações (calos) com funções relacionadas ao processo de polinização. Por ser morfologicamente diferenciada, a pétala mediana é denominada de “labelo” (lábio, em latim). A posição original do labelo (para cima) é modificada durante a ontogênese da flor. O pedicelo floral, o ovário ou ambos sofrem uma torção (ressupinação) que faz com que o labelo seja apresentado para baixo por ocasião da abertura da flor. Assim, o labelo pode atuar como plataforma de pouso ou guia mecânico para os polinizadores. Androceu e gineceu encontram-se fusionados em maior ou menor grau, formando uma estrutura única denominada coluna (Figuras 2 e 3). O número de anteras férteis em geral é muito reduzido (normalmente uma, mas raramente duas ou –muito mais raramente- três) (Figura 1). As sementes são em geral muito reduzidas e carecem de endosperma. Durante o processo de germinação estabelece-se uma simbiose entre fungos e a semente. O fungo providencia ao embrião nutrientes, sem os quais os processo de germinação não seria possível na natureza.

Em duas subfamílias (Orchidoideae e Epidendroideae) o pólen encontra-se empacotado na forma de políneas (Figuras 2 e 3). Por sua vez, as políneas podem estar unidas a outras estruturas originadas na coluna, que coadjuvam na retirada das políneas durante o processo de polinização. O conjunto formado pelas políneas e as antes citadas estruturas adicionais, denomina-se polinário (Figura 3). Na subfamília Orchidoideae as políneas são de textura quebradiça ou compostas por grande número de subunidades menores (Figura 3). Em ambos os casos, o conteúdo polínico das políneas é gradativamente depositado na superfície estigmática das flores durante o processo de polinização. Na subfamília Epidendroideae, as políneas apresentam-se como estruturas globosas de consistência cerosa ou cartilaginosa, que não se fragmentam (Figura 3). Vale salientar que nas outras três subfamílias de Orchidaceae o pólen apresenta-se solto (Apostasioideae) ou aglutinado (Cypripedioideae, Vanilloideae), mas sem formar verdadeiras políneas (Figuras 1 e 3). Devemos ainda salientar que existem exemplos de orquídeas que formam políneas que não apresentam estruturas que coadjuvem na sua remoção da coluna. Estas políneas aderem nos polinizadores graças a secreções originadas no gineceu.

A subfamília Epidendroideae é a mais numerosa e, certamente, a melhor representada no Brasil. Talvez por isto, a maior parte das pessoas associam Orchidaceae com caracteres morfológicos próprios desta subfamília.

A marcante morfologia floral das Orchidaceae faz com que seja relativamente fácil acompanhar o processo de polinização. Por sua vez, numerosas estratégias de atração aos polinizadores surgiram nesta família tornando o estudo da biologia floral destas plantas um fascinante exercício de biologia integradora.

Nas orquídeas da subfamília Apoistasioideae, o pólen (solto) atua como recompensa aos polinizadores (Kocyan & Endress 2001). Nos grupos que formam políneas, o empacotamento do pólen dificulta ou impossibilita seu uso por parte dos potenciais polinizadores. Numerosas orquídeas oferecem néctar aos polinizadores. Este néctar, com freqüência é oferecido em longas estruturas (geralmente prolongamentos do labelo) com forma de nectários ou esporões. Outras orquídeas oferecem óleos florais secretados em glândulas complexas denominadas elaióforos (Figura 4). Há ainda recompensas florais menos comuns, tais como tricomas, resinas (Figura 4) ou até compostos aromáticos. Ainda, numerosas orquídeas não oferecem recompensa nenhuma aos polinizadores. São as assim chamadas “orquídeas de engodo”. Muitas destas orquídeas apresentam conjuntos de caracteres (cores, fragrâncias florais, etc.) que atraem animais a procura de comida. Outras orquídeas “de engodo” apresentam estratégias mais sofisticadas. Este é o caso das orquídeas polinizadas por “pseudocópula”. Estas orquídeas produzem fragrâncias florais que mimetizam os feromônios sexuais de fêmeas de insetos (em geral, Hymenoptera). Ainda, há caracteres que reforçam a semelhança das flores com a das fêmeas de insetos mimetizadas. O labelo se apresenta piloso e superficialmente semelhante a um inseto. Insetos machos atraídos pela fragrância floral tentam copular com as flores e as polinizam ao longo de sucessivas visitas.

Estima-se que um 60 % das espécies de orquídeas sejam polinizadas por diferentes tipos de Hymenoptera. Há também orquídeas polinizadas por aves, lepidópteros (diurnos e noturnos), dípteros e besouros. Existem também espécies que se autopolinizam espontaneamente (autógamas). Em geral, espécies autógamas apresentam flores de cores pálidas e estruturas secretoras (ex: nectários) reduzidas ou ausentes. Com freqüência, modificações morfológicas da coluna facilitam a autopolinização.

próximo tópico

clique para ampliar

Figura 1: legenda na própria figura

clique para ampliar

Figura 2: morfologia geral da flor de Orchidaceae (Epidendroideae). A) Flor - Acacallis cyanea (Epidendroideae: Zygopetalinae). B) Coluna - Oncidium sp. (Epidendroideae: Oncidiinae). Sd: sépala dorsal. Sl: sépalas laterais. Pl: pétalas laterais.

clique para ampliar

Figura 3: aspecto geral e coluna em três subfamílias de Orchidaceae. A-B) Phragmipedium vittatum (Cypripedioideae). C-D) Sarcoglottis ventricosa (Orchidoideae). E-F) Oncidium sp (Epidendroideae). E) Flor de Oncidium cognauxianum. F) Coluna de Oncidium flexuosum.

clique para ampliar

Figura 4: exemplos de adaptações para atrair polinizadores. A) Nectários em Pelexia oestrifera (Orchidoideae: Spiranthinae). B) Elaióforo (glândulas de óleo) em Oncidium hookerii (Epidendroideae). C) Coxins de tricomas em Maxillaria brasiliensis (Epidendroideae: Maxillariinae). D) Secreção de consistência cerosa em Maxillaria cerifera (Epidendroideae: Maxillariinae).