ORQUÍDEAS BRASILEIRAS E ABELHAS
Texto e fotos: Rodrigo B. Singer
Agradecimentos a Rosana Farias-Singe
r

ABELHAS APIDAE :

ABELHAS DO GÊNERO BOMBUS

As mamangavas sociais do gênero Bombus são importantes polinizadores de orquídeas no Velho Mundo (Van der Cingel 1995). Por enquanto, há poucos registros de polinização de orquídeas brasileiras por estas abelhas, mas esta situação deverá certamente mudar uma vez que mais estudos sejam feitos.

Subfamília Orchidoideae, subtribo Spiranthinae: operárias de Bombus (Fervidobombus) atratus polinizam as flores de Pelexia oestrifera (Singer & Sazima 1999) (Figura 4A, Figura 7), uma orquídea terrestre relativamente abundante em ambientes rupícolas de altitude na região sudeste. Estas orquídeas secretam néctar que se acumula em um esporão encurvado. As mamangavas visitam as flores a procura de néctar. Os polinários se aderem na superfície ventral do labrum (Figura 7).

Subfamília Vanilloideae: Pansarin (2003), documentou a polinização de Cleistes machrantha (= C. libonii?) por operárias de Bombus atratus que procuram néctar nas flores. Rainhas e operárias de Bombus morio foram observadas visitando e polinizando as flores de Vanilla chamissonis, em Picinguaba (Ubatuba, São Paulo). Vale salientar que as orquídeas Vanilloideae não formam políneas. Durante suas visitas nas flores, as abelhas deslocam pequenas porções de pólen que se adere na região dorsal (escuto e/ou escutelo).

Subfamília Epidendroideae: rainhas de Bombus brasiliensis foram capturadas carregando polinários de Bifrenaria harrisoniaeae (subtribo Maxillariinae) (Singer & Koehler 2004). Rainhas de Bombus morio foram observadas carregando políneas de Cattleya forbesii (subtribo Laeliinae), na Ilha do Mel, Paraná (Singer, inédito). Operárias de Bombus atratus foram observadas visitando flores de Miltonia flavescens (subtribo Oncidiinae) no Parque Estadual Grota Funda (Atibaia, SP). No entanto, não foi possível esclarecer se estas abelhas eram de fato polinizadoras.

próximo tópico

clique para ampliar

Figura 7: exemplo de polinização por mamangavas Bombus. A-B) Operárias de Bombus (Fervidobombus) atratus com polinários de Pelexia oestrifera (Orchidoideae: Spiranthinae).

clique para ampliar

Figura 4: exemplos de adaptações para atrair polinizadores. A) Nectários em Pelexia oestrifera (Orchidoideae: Spiranthinae).