INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los
1. Relação entre flores e insetos
2. Classificação dos insetos
3. Abelha social /abelha solitária
4. Abelha ou vespa? Como distingui-las?

5. Montagem e observação dos insetos
6. Observando os insetos nas flores
7. Atividades que podem ser desenvolvidas
8. Leituras recomendadas e sites de interesse

2. CLASSIFICAÇÃO DOS INSETOS

AS VESPAS (ORDEM HYMENOPTERA)

As flores fornecem alimento para as vespas, que entretanto completam a sua dieta utilizando suco de frutos naturais e insetos para alimentar a cria.

As vespas têm geralmente o começo do abdômen alongado, o que lhes confere grande mobilidade. Tal característica é bastante útil durante a caça aos vários insetos. O ferrão na ponta do abdômen é ativo, pois as vespas costumam anestesiar os insetos ou pequenas aranhas com o seu veneno antes de levá-los aos ninhos. Este hábito de coletar insetos e anestesiá-los é típico das vespas solitárias. Estas preparam uma cavidade no ninho e colocam ali as aranhas e outros insetos anestesiados, sobre os quais depositam o seu ovo. Após fecharem as células de cria, não voltarão a ter contato com os filhos - são vespas com hábitos solitários.

Há no Brasil espécies de vespas solitárias e sociais. As vespas solitárias fazem ninhos de barro e de pedras. As vespas sociais (marimbondo, caba, enchú) fazem ninhos de cartão, fabricados a partir de fibras obtidas de madeira decomposta, muito comuns nos beirais das casas. Algumas têm ninhos subterrâneos e muito populosos.

A população dos ninhos varia muito, dependendo do tipo de vespa. Algumas vespas sociais têm ninhos que não apresentam invólucro, tendo uma população pequena enquanto que outras têm ninhos com invólucros e populações geralmente grandes. Algumas espécies (poucas) armazenam mel.

Os ninhos das vespas são facilmente encontrados nos beirais das casas, sobre ramos de árvores, etc. Nos pequenos, sem invólucro, podemos observar o desenvolvimento das vespas (ovo - larva - pré-pupa - pupa - adulto).

A fundação do ninho é feita por uma fêmea chamada fundadora ou rainha, geralmente um pouco maior do que as futuras operárias. A fundadora, às vezes auxiliada por uma irmã, trabalha na construção do ninho, utilizando material celulósico coletado na vegetação. Põe ovos e alimenta as larvas, até a eclosão dos adultos, que auxiliarão a rainha executando as várias tarefas do ninho.

As vespas são polinizadores importantes. Além disso, ao utilizarem certos insetos na alimentação de suas larvas, ajudam no controle de pragas que atacam as plantações. Este processo é denominado de controle biológico.

próximo tópico