INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los
1. Relação entre flores e insetos
2. Classificação dos insetos
3. Abelha social /abelha solitária
4. Abelha ou vespa? Como distingui-las?

5. Montagem e observação dos insetos
6. Observando os insetos nas flores
7. Atividades que podem ser desenvolvidas
8. Leituras recomendadas e sites de interesse

1. RELAÇÕES ENTRE FLORES E INSETOS

A. OBTENDO UMA PLANTA ATRAV? DA SEMENTE

Muitos tipos de plantas s? multiplicadas atrav? de sementes. A semente cont? um embri? que permanece em dorm?cia at?que as condi?es do meio sejam favor?eis ?sua germina?o (?ua, temperatura e solo). A planta cresce, torna-se adulta, como a planta m?, produzindo novas sementes.

Em algumas plantas as estruturas que produzem sementes est? localizadas dentro de flores, onde podem ser observadas facilmente.

A flor ?um ?g? da planta que apresenta geralmente cor e perfume. Ela tem um papel importante no ciclo de vida da planta, pois ?onde ocorre a produ?o do fruto e das sementes. Ao examinarmos uma flor podemos ver em seu interior uma estrutura central, denominada pistilo. Ao redor dele est? os estames, com as anteras no ?ice, dentro das quais ficam alojados os gr?s de p?en. O p?en, semelhante a um p?fino, ?liberado quando as anteras se abrem. Na por?o inferior do pistilo - ov?io- est? os ?ulos, que formar? as sementes quando receberem o p?en, que est?pr?imo, na mesma flor ou em outra do mesmo tipo. Para que o p?en possa alcan?r o p?tilo, ele tem que ser transportado, de uma flor para outra, ou dentro da mesma flor.

próximo tópico