INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los
1. Relação entre flores e insetos
2. Classificação dos insetos
3. Abelha social /abelha solitária
4. Abelha ou vespa? Como distingui-las?

5. Montagem e observação dos insetos
6. Observando os insetos nas flores
7. Atividades que podem ser desenvolvidas
8. Leituras recomendadas e sites de interesse

7. ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS

 


ATIVIDADE 2
Nas várias horas do dia.

OBJETIVO
Verificar a influência da temperatura, umidade relativa, intensidade luminosa e hora do dia na visita dos diferentes insetos às flores. Muitos insetos, como acontece com as abelhas, têm horário preferencial de trabalho nas flores. Essa atividade sofre ação das condições ambientais (temperatura, umidade do ar, luminosidade, tipo de planta, número de flores, etc.). Se você já é capaz de reconhecer os insetos mais comuns que visitam as flores, poderá agora marcar algumas plantas, na sua área de observação para verificar a atividade dos diferentes insetos na mesma planta, ao longo do dia, e a influência desses fatores na atividade de coleta. Você poderá contar, por exemplo, o número de abelhas em cada 3 minutos de observação, ou mesmo o número total de insetos, tendo assim uma estimativa da diversidade de animais que procuram a planta como fonte alimentar. Anote os dados em tabelas como as apresentadas a seguir.

Data:
Planta
Condições meteorológica
Hora
8
12
15
17
Número de insetos
por flor ou planta    
formigas . . . .
vespas . . . .
abelhas . . . .
borboletas . . . .
besouros . . . .
moscas . . . .

Data:
Planta
Condições meteorológicas
Hora
8
12
15
17
Número de abelhas
solitárias . . . .
sociais . . . .

A mesma atividade poderá ser repetida ao longo do ano, verificando se há variações no tipo de insetos que visitam a mesma planta, nas várias estações do ano.

Para pensar e descobrir
Animais que vivem em sociedades apresentam algumas vantagens em relação aos que não têm este comportamento. Quais seriam elas?

próximo tópico