home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 03 -
ECOETOLOGIA DE INSETOS SOCIAIS

MÉTODOS

1) Mapeamento de favos de cria

2) Razão sexual (sex ratio)

3) Marcação de rainha fecundada (rainha fisogástrica) ou outros indivíduos da colmeia

4) Introdução de rainha de uma espécie poligínica em uma colônia órfã

5) Morfometria

3) Marcação de rainha fecundada (rainha fisogástrica) ou outros indivíduos da colmeia

A marcação poderá ser feita através de dois métodos: com tinta atóxica ou com etiquetas e a descrição abaixo deve ser seguida para qualquer que seja o indivíduo da colméia a ser marcado.

Por exemplo, para se marcar uma rainha, primeiramente, deve-se retirá-la da colônia com o auxílio de um aspirador de insetos, devidamente forrado com papel toalha ou outro papel macio. Com a mão limpa e isenta de odores (perfumes, cremes) pegá-la e segurá-la pelas 3 pernas laterais.

Caso a escolha seja pela tinta, molhar a cabeça de um alfinete entomológico na tinta, testar a marcação na mão, e então marcar o tórax da rainha. Caso a escolha seja pela marcação com etiqueta, molhar a cabeça do alfinete na cola (não tóxica), passar no centro do tórax da rainha e com a ponta do mesmo alfinete, espetar a etiqueta com a concavidade voltada para baixo e ajeitá-la no tórax da rainha.

Molhar a ponta de um palito de dente na tinta ou na cola e encostar a ponta molhada no interior da colônia, próximo à região dos favos de cria, para que as abelhas se "acostumem" com o cheiro e não ataquem a rainha quando ela for reintroduzida. Esperar alguns minutos e devolver a rainha na colônia, evitando pegá-la com as mãos. Isso pode ser feito colocando a rainha em uma placa de Petri depois de marca-la e então, emborcar essa placa de tal forma que a rainha seja conduzida de volta à colméia. Anotar em uma planilha as seguintes informações: espécie, número da colônia, data e coloração utilizada.

Em algumas espécies pode haver mais de uma rainha vivendo na mesma colmeia, como no caso de Melipona bicolor. Como padrão, a primeira rainha da colônia a ser marcada deve receber a coloração branca. Caso apareça outra rainha fecundada na mesma colônia, marcá-la com tinta de cor verde. Depois as colorações devem ser, na seqüência, amarelo, azul e vermelho.

Freqüentemente, nos estudos de divisão de trabalho, é necesssário marcar um número grande de indivíduos. Eles são acompanhados ao longo do tempo de tal forma a verificar que tipo de atividades exercem dentro da colmeia e como essas atividades se sucedem. Para isso, é bastante utilizado o código de cores sugerido pelo Prof. Sakagami.