INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los
1. Relação entre flores e insetos
2. Classificação dos insetos
3. Abelha social /abelha solitária
4. Abelha ou vespa? Como distingui-las?

5. Montagem e observação dos insetos
6. Observando os insetos nas flores
7. Atividades que podem ser desenvolvidas
8. Leituras recomendadas e sites de interesse

5. MONTAGEM E CONSERVA?O DOS INSETOS

Uma amostra dos insetos observados nas flores pode ser coletada e mantida em caixas especiais para os insetos formando um insetário. Este insetário irá ajuda-lo pois ficará como referência para suas outras atividades de campo. M?odos de coleta, montagem, etiquetagem e acondicionamento s? dados a seguir.


Montagem da caixa (insetário)

Os insetos podem ser guardados, formando uma pequena coleção, em caixas com tampa. 0 fundo pode ser recoberto com isopor, cortiça ou material plástico que permitem a fixação dos alfinetes.

Os insetos podem ser dispostos segundo a ordem a que pertencem ou agrupados de acordo com a planta onde foram coletados. Flocos de naftalina devem ser colocados em pequenas caixas furadas, em um dos cantos da gaveta, para impedir o crescimento de fungos ou de pequenos insetos, que se alimentam dos animais espetados.

Uma vez pronta a caixa, esta deverá ser mantida em armários escuros, arejados e secos. Deste modo você terá uma coleção que poderá ser mantida por muito tempo. As caixas devem ser bem vedadas, para evitar surpresas desagradáveis.

próximo tópico